Os Clubes da Floresta do AEMC construíram árvores e outros objetos decorativos de Natal com alguns materiais recicláveis, respeitando o espírito ecológico que defendem, e criaram no átrio da escola sede um ambiente natalício que ficou enriquecido com o trabalho de articulação desenvolvido por alunos dos 7.º e 8.º anos na disciplina de EV, cujo resultado foi muito apreciado pela comunidade educativa.





Comemoração do Dia da Floresta Autóctone
            Com o objetivo de sensibilizar a comunidade educativa para a importância da preservação da floresta autóctone, os alunos foram convidados a comemorar o Dia da Floresta Autóctone (23 de novembro), participando na plantação de espécies autóctones nas respetivas escolas. O convite proposto pelo Clube Floresta d’Água foi um desafio estendido a todas as escolas do agrupamento para ir, também, ao encontro da iniciativa “Florestar Portugal”.
            As crianças do Clube da Floresta Mágica de Panóias realizaram uma visita de estudo ao Mosteiro de S. Martinho de Tibães onde participaram na atividade “Caminha, descobre e observa…”. Na Mata do Mosteiro tiveram oportunidade de descobrir e identificar algumas das espécies autóctones e, apoiados por um micólogo, observaram e identificaram alguns cogumelos que nesta altura do ano proliferam na mata.
            Os Clubes da Floresta “Os verdinhos” e “Floresta Mágica” plantaram árvores no parque florestal da EB/JI de Merelim S. Pedro. Nestes clubes, a comemoração iniciou-se com a entoação do hino do Prosepe, pelos alunos mais velhos, apresentado aos alunos que integram os clubes pela primeira vez. Depois, de sachola na mão e munidos de um carvalho, um pinheiro e duas oliveiras, os alunos tiveram a oportunidade de participar/assistir à plantação destas espécies.
            O Clube Floresta d’Água distribuiu espécies autóctones, nomeadamente, castanheiros, sobreiros, medronheiros, carvalhos, loureiros, azevinhos, entre outras.
            Os alunos participaram com interesse e entusiasmo no evento, partilhando momentos de aprendizagem e de cidadania ambiental que contribuem para o desenvolvimento de comportamentos e atitudes que promovem a preservação ambiental.
            Parabéns a todos os alunos participantes e à associação de estudantes que, num gesto simbólico, também deu o seu contributo plantando um exemplar de Ilex Aquifolium (azevinho).  

Sem comentários:

Enviar um comentário